O que é Diabetes?
Entendendo a Doença
O Diabetes Mellitus é uma doença crônica que interfere do metabolismo da glicose (ou açúcar) em nosso organismo. O problema é causado pela má absorção ou não produção de insulina. Esse hormônio é produzido no pâncreas e tem a função de metabolizar as moléculas de glicose, ou seja, quebrá-las e transformá-las em energia para as células. Assim, quando há carência de insulina, o indivíduo não consegue processar o açúcar e utilizá-lo em diferentes funções.
Tipos de Diabetes
Geralmente, o diabetes é classificado em 4 categorias diferentes:
- Diabetes Tipo I – a produção de insulina pelo pâncreas é insuficiente ou nenhuma. Os casos normalmente aparecem na infância ou na adolescência e o paciente precisa fazer aplicações diárias de insulina para manter a doença sob controle.
- Diabetes Tipo II – é mais comum é pessoas com mais de 40 anos. Nesses casos, as células se tornam resistentes a ação da insulina e o organismo não consegue utilizar o hormônio da maneira adequada.
- Diabetes Gestacional
- a doença surge durante o período da gestação e quase sempre está relacionando com o ganho de peso. - Causada por por outros fatores, como o uso de alguns medicamentos ou a pancreatite alcoólica.
A maior parte das ocorrências se enquadra no Tipo II.
Sintomas da Diabetes e Tratamento
Muitas pessoas não sabem que sofrem com a doença, pois ela pode ser assintomática. Algumas características, como a sede, a má cicatrização de feridas, as perdas de visão e a poliúria (excesso de urina) devem ser observadas. Somente um médico é capaz de fazer o diagnóstico da doença e receitar o tratamento adequado. O tratamentos caseiros também pode auxiliar no controle da glicose, desde que sejam acompanhados por um especialista. Outro ponto importante é a dieta para diabéticos, que precisa ser feita por um nutricionista ou endocrinologista.